sábado, 22 de agosto de 2009

Pluralidade Cultural e Interdisciplinaridade

Vivemos numa sociedade que é caracterizada por sua complexidade e a escola é o local onde os fenômenos sociais e a diversidade são trabalhados, analisados e discutidos nas diferentes disciplinas. Desse modo, o educador se vê diante de diferentes desafios, entre os quais, o de encontrar o elo entre o desafio à lógica disciplinar e a sistematização dos conteúdos.
É necessário o diálogo entre as disciplinas, na construção dessa realidade.
Para dar conta da formação do cidadão do século XXI, a escola deve estar comprometida em propiciar, através de diversas linguagens, a construção do saber e do conhecimento, preparando o educando para a transformação do mundo.
Pela convivência com as diversas manifestações culturais, caracterizada pelas diversas crenças, costumes e valores espera-se que cada indivíduo passe a reconhecer e respeitar o direito do outro à diversidade. Nesse sentido, é necessário que o educador reconheça que a humanidade caracteriza-se pela produção da linguagem como sistema simbólico, tornando possível a construção de referências culturais, o desenvolvimento cognitivo e a formação de valores; que essa diversidade deve ser respeitada, em função da sua história de vida. É necessário que o educador perceba os educandos como cidadãos de hoje, indivíduos que participam em um mundo social, do qual a escola representa apenas uma de suas instâncias.

Isso envolve respeito com suas experiências de vida, sua linguagem e seus valores culturais, pois não existem conhecimentos que sejam melhores ou mais legítimos do que outros.

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