quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LINGUAGEM

QUEM fala, lê ou escreve?
O QUÊ fala, lê ou escreve?
ONDE/QUANDO/COMO fala, lê ou escreve?
Gostei do Power Point sobre Linguagem que nos faz refletir a cerca do locutor, do interlocutor e do enunciado.
As mensagens que nos são passadas, diariamente, são realizadas por pessoas ou encontradas em outdoors, placas, sinais, cores, imagens, dança, passeatas, ações de violência, celebrações religiosas, formas, mídia, etc.
Cada forma de linguagem utilizada contém um mensagem, podendo ser ela afirmativa, negativa, agressiva ou reflexiva, dependendo do contexto de onde ela parte. Há várias formas de dizer uma mesma mensagem, porém, da mesma forma, podemos interpretá-la diferentemente.
No ensino-aprendizagem, a forma de como os diálogos e comunicações se dão é importante, visto que palavras mal ditas podem incitar ações erradas.
Entender os papéis de cada um dentro da comunicação já é metade da compreensão da mensagem. Por isso reforço o papel da observação e do escutar na prática docente (e também na vida)para termos uma compreensão do todo, do mundo que nos envolve, qual a mensagem que está implícita em cada situação.

3 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maria Lucia, muito legal as reflexões que trazes nessa postagem sobre a linguagem. Como procura trabalhar as diferenças entre a oralidade, escrita e leitura com os teus alunos? Abração, Sibicca

Maria Lucia disse...

A oralidade, penso ser, a fala, o uso que faço da fala, meu desenvolvimento desde os primeiros sons até hoje. A escrita, seria meu pensamento passado para uma folha de papel. Igualment a escrita tem um processo de desenvolvimento durante a vida do indivíduo.A leitura é a qualificação da minha oralidade e da minha escrita. Quanto mais eu leio, mais variado será meu vocabulário e assim, ao escrever terei mais qualidade.

Maria Lucia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.