quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LIBRAS

Sempre pensei que a Língua de Sinais era natural das comunidades surdas, mas ao contrário são mímicas e gestos utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias. Pesquisando mais percebi que também não eram somente gestos, mas que apresentavam níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico como na língua oral e escrita.
E o mais legal de tudo é que muitas pessoas podem se comunicar com outras através destes sinais, fazendo delas parte importante da sociedade, propiciando que as mesmas garantam seus direitos como cidadãs e participem de modo efetivo de decisões e também ajudando outras pessoas.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maria Lucia, quais são os desafios da educação de surdos, na tua opinião? Abração, Sibicca

Maria Lucia disse...

Inicialmente passa pelo despreparo dos professores e gestores. No município onde trabalho, há alguns professores que trabalham libras, mas não em todas as escolas. Nas escolas estaduais não estou informada sobre a qualificação de algum professor para trabalhar com alunos surdos. As próprias escolas não dispõe de material apropriado para esta clientela.