O Brasil é considerado um país com sérios problemas nutricionais em razão dos recentes aumentos de doenças crônicas, como a obesidade.
A escola desempenha papel fundamental, na formação dos hábitos de vida dos estudantes e, é responsável pelo conteúdo educativo, inclusive do ponto de vista nutricional.
Deveríamos observar e trabalhar a preferência de adolescentes pelos alimentos comercializados pela cantina ou distribuídos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Os alunos das séries iniciais da educação básica gostam da merenda oferecida pela escola. Essa preferência começa a mudar a partir da 5ª série. Apesar que a maioria dos alunos de 5ª e 6ª séries ainda buscam por essa alimentação. Já os alunos de 7ª e 8ª séries compram alimentos da cantina da escola. Dentre os alimentos citados estão: guloseimas, salgados e salgadinhos. Entretanto, os motivos mais apontados pelos alunos, por não consumirem a merenda escolar, foi não ter vontade ou fome ou por não gostarem da merenda.
Torna-se relevante analisar os motivos que os levam a rejeitar a merenda, sendo esta benéfica à saúde se for nutricionalmente balanceada do ponto de vista quantitativo e qualitativo, uma vez que as conseqüências da alimentação inadequada nesta idade podem caracterizar uma diminuição no aproveitamento do aluno.
As observações realizadas sugerem a necessidade de um trabalho pedagógico, visando o incentivo ao consumo da merenda, por meio de educação nutricional.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
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