A alimentação está diretamente ligada à apropriação do conhecimento, à construção e reconstrução de nossa humanidade a nível social e intelectual.
A alimentação, quando equilibrada, saudável e em quantidade suficiente ao organismo é fator fundamental para o desenvolvimento harmonioso do indivíduo, principalmente na infância e na adolescência.
O tipo de alimento que os pais oferecem e a criança ingere em sua infância e adolescência irá determinar o desenvolvimento intelectual e a saúde quando adulto. Os hábitos alimentares são formados principalmente nela e a tendência é que permaneçam durante toda a vida do indivíduo e sejam transmitidos por ele à sua descendência.
Desta maneira, se ao negar ao indivíduo uma alimentação saudável e necessária a seus gastos energéticos, está-se promovendo sua desumanização. Está se negando um direito universal.
Por outro lado, ao se lhe prejudicar a capacidade de aprendizagem por falta de nutrientes, faz-se a negação de seu direito de aprender e ter acesso à riqueza cultural desenvolvida pela humanidade ao longo de sua história. Está-se, assim, se lhe negando sua condição humana.
Ele será sempre um indivíduo isolado culturalmente num mundo onde o conhecimento é tudo.
Também é dificultado o desenvolvimento de capacidade crítica, ficando ele sem condições e possibilidades de participar conscientemente do processo de transformação social. Por esse motivo são sempre enganados, manobrados por pessoas que não têm compromisso com o social. Tudo seria diferente se eles tivessem comida na mesa e escola de qualidade, que realmente o preparasse para a vida.
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