quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Estágio

O estágio com crianças do segundo ano foi importante, pois pude analisar como o sistema contribui ou não para que o trabalho docente ocorra em parceria com a escola.
O professor detém um conhecimento, fruto de suas buscas, leituras, cursos, experiências, trocas com os colegas e tantas outras ações. A escola deve subsidiar este trabalho, colaborando para que ele ocorra, através da infraestrutura, materiais diversos e apropriados, livros, etc. Ao mesmo tempo, o professor precisa de um apoio quanto ao seu trabalho, onde ele possa se sentir seguro quanto a realização de atividades que envolvam os espaços existentes na escola. A escola é um patrimônio de todos, é pública e por isso todos devem usufruir dela com responsabilidade. Estes espaços devem estar disponibilizados sem senões. Todo o trabalho bem planejado e organizado terá seu êxito, atingirá os objetivos que foram propostos para tal. Nas escola, em geral, há muitos conflitos.

Assim, um profissional que não está à frente de uma turma, não tem uma visão geral da mesma, um entendimento sobre os conflitos, sobre as vitórias. Apenas tem uma noção sobre o que lhe é contado. Nossos alunos trazem consigo muitas mazelas e que, por sentirem-se acolhidos é na escola que eles libertam suas dores. Isso deve ser bem entendido e trabalhado na turma e na escola.
Oportunizar momentos diferenciados aos alunos, onde esles possam ter contato com ferramentas diferentes de lápis e papel faz parte do tempo em que estamos vivendo.
Quem sabe se estas novas ferramentas possam contribuir para amenizar os conflitos que ocorrem na escola?

Nenhum comentário: