Nossa concepção de mundo passa pela leitura que fazemos dele.
Já para nossos alunos é necessário que verifiquemos qual a concepção de mundo que eles possuem e, a partir daí, ensinemos a eles a fazer novas leituras e a gostar do que se faz.
Começamos incentivando a curiosidade, questionando o seu fazer diários, suas ações nos diversos ambientes que atua. Depois, deveremos fornecer as informações necessárias para que eles possam fazer suas escolhas e iniciar suas hipóteses sobre o mundo. Como o trabalho é realizado com crianças, nada mais prazeroso se for trabalhado de forma lúdica.
Ter em mãos vários portadores de texto que possam oportunizar aos alunos escolhas.
Para desenvolver esta prática contínua, ler junto com eles, mostrar e comentar as descobertas.
Se possível realizar experiências, com análise, entrevistas, convidados, pesquisas e relatórios da observações realizadas. Sempre comentar com o grupo suas descobertas e conclusões. Suas certezas abandonadas, suas dúvidas.
O importante no trabalho realizado com as crianças é o valor que se dá a todas as suas ações, estimulando, principalmente, o cuidado e a preservação da natureza.
quarta-feira, 16 de julho de 2008
Da leitura à ação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário