segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Importância da Inclusão Digital para a Comunidade Escolar

Considerando os diversos recursos que a TV, os computadores e a internet oferecem ao processo educacional podemos promover muitas e significativas mudanças na organização e no cotidiano escolar e na maneira como se dão o ensino e a aprendizagem.
Permitindo se acessar informações, realizar comunicação a grandes distâncias e de forma rápida, bem como, pesquisar e buscar soluções cada vez mais atuais e eficientes para os nossos problemas, também conhecer o mundo em que vivemos sem nos deslocarmos, e ainda desenvolver novos níveis de relacionamento na rede, tudo isso, através da oferta de tecnologia. Na escola deve haver uma reflexão ligada a inclusão digital. Possibilitar não só aos alunos, mas a toda a comunidade escolar, o acesso a tecnologia, propiciando o crescimento pessoal e o desenvolvimento de habilidades. Assisti uma reportagem que conta a história de uma empregada doméstica que se apropriou da tecnologia. Hoje, juntamente com sua ex-patroa, mantém um lan house para inclusão digital na comunidade onde ela reside.
Não possibilitar o acesso à informação pode gerar um elemento de discriminação: o analfabetismo digital.
Podemos superar essa questão estabelecendo no Projeto Político-pedagógico da escola a possibilidade de acesso da comunidade escolar através de situações pedagógicas e permitindo a autonomia da mesma na gestão desse processo, todo o tipo de produção do conhecimento, utilizando os recursos próprios (correio eletrônico, msn,...).
Também os próprios professores estarão se atualizando e promovendo o que chamamos de formação continuada, utilizando esses recursos buscando qualificar sua ação pedagógica.

Nenhum comentário: