O desenvolvimento garantiu ao mundo moderno grandes realizações.
A caminhada empreendida pela humanidade em busca de progresso e desenvolvimento em todas as áreas, chegou hoje a uma grande crise.
Foram muitas descobertas importantes e realizações que permitiram conforto e bem-estar a todos, tanto na tecnologia como na saúde, habitação, economia, política, educação e tantas outras.
Mas essa gama de desenvolvimento tem suas conseqüências. Digamos que tornou-se o ser humano mais individualista, egocêntrico. Tudo isso fez com que o homem deixasse de ser solidário, acreditando que bastava a si próprio e com isso, frustrando-se, tornando-se mais infeliz nas suas relações com as pessoas e com o mundo.Toda essa modernidade não tem sentido se não temos o outro com quem trocar.
A felicidade está naquilo que podemos fazer e viver, em virtude da solidariedade, do outro.
Se o homem conseguir alçar vôo através de uma retomada de consciência (tanto individual como coletiva) promovendo a transformação , a reconstrução a partir das sobras, todo esse embate terá tido valia.
Aí entra a educação. O que nós professores ensinamos aos nossos alunos?
O novo milênio nos propõe um desfio: o resgate da espiritualidade.
Durante anos de história da humanidade nos deparamos com avanços e retrocessos, separações, disputas, pilhagens, reconstruções. Ao desenvolver a mente o homem esqueceu da sua unidade com todas as coisas.
Houve uma grande divisão da humanidade: por relações, interesses, educação, crenças, política, condição humana, religião, desenvolvimento,etc.
Ter espiritualidade não está ligado a pertencer a uma religião. Muito pelo contrário. Para se ter uma religião é preciso antes ter espiritualidade, e isto , é muito mais amplo e se relaciona com todas as coisas e relações. Precisamos repensar nossa pirâmidade de valores, nossa vida, nosso trabalho, nossas relações, nossa ação-reflexão, nossos objetivos para chegarmos ao papel de uma pessoa espiritualizada, logo um professor também espiritualizado.
Precisamos viver inteiramente, despertar valores profundos, aproximar mais dos reais motivos da educação, do próprio ser.
Um professor espiritualizado aproveita as oportunidades de crescimento que a vida lhe oferece a todo instante e vai crescendo junto com o outro.É um ser sensível, empreendedor, colaborador e responsável.
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
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