sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Divagando sobre qualidade de ensino

O processo educacional, a melhoria pedagógica e o compromisso social têm que caminhar juntos. Um bom ensino por parte do professor não é sinônimo de uma boa aprendizagem por parte dos alunos. É imprescindível melhorar qualitativamente o ensino nas suas formas didáticas e na renovação e atualização constante dos conteúdos.
Educar não é apenas ensinar, mas criar situações de aprendizagem nas quais todos os alunos possam despertar, mediante sua própria experiência do conhecimento. A escola não pode ser vista como uma transmissora de conhecimentos, mas como uma organização que propicia vivências caracterizadas pelo aprender a aprender. Através da flexibilidade na forma de administrar este conhecimento e acompanhada de uma ética social democrática, a escola passa a ser centro por excelência em criar situações de aprendizagens, promover a desacomodação e o protagonismo entre seus alunos, na busca por soluções aos inúmeros problemas que vivemos no dia-a-dia.
O compromisso ético-político do educador deve revelar-se na excelência pedagógica e na colaboração para um clima de esperança no próprio contexto escolar
A questão da qualidade está intrinsecamente ligada a uma educação fundamental que lhe proporcione os meios para a satisfação de suas necessidades básicas de aprendizagem no que se refere a competências mínimas e flexíveis.

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