De acordo com o decreto 3289, de 20 de dezembro de 1999: "a deficiência auditiva é uma “perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando em graus e níveis”. Há diferentes tipos de perda auditiva. São chamados de surdos os indivíduos que têm perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala através do ouvido".
Sá diz: Podemos definir uma pessoa surda como aquela que vivencia um déficit de audição que o impede de adquirir, de maneira natural, a língua oral/auditiva usada pela comunidade majoritária e que constrói sua identidade calcada principalmente nesta diferença, utilizando-se de estratégias cognitivas e de manifestações comportamentais e culturais diferentes da maioria das pessoas que ouvem. (SÁ, Nídia Limeira. RANAURO, Hilma. O discurso bíblico sobre a deficiência. Rio de Janeiro: Editora Muiraquitã, 1999.)
A linguagem é a capacidade natural que o ser humano tem de se comunicar, seja por meio de palavras, gestos, imagens, sons, cores, expressões, etc.
A língua é o conjunto de sinais que determinadas comunidades usam para se comunicar. São as regras gramaticais.
Aurélio: adj. e s.m. Pessoa que carrega ou que conduz alguma coisa; carregador. / Pessoa que porta germes e que os transmite. // Ao portador, que não tem designação de pessoa certa: cheque ao portador.
O que caracteriza a pessoa portadora de deficiência é a dificuldade de se relacionar, de se integrar na sociedade. O grau de dificuldade de se relacionar, de se integrar na sociedade. “O grau de dificuldade para a integração social definirá quem é ou não portador de deficiência” (ARAÚJO, Luís Alberto David, A proteção Constitucional das Pessoas Portadoras de Deficiência - Tese de Doutorado - PUC/SP - 1992.).
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Maria Lucia, interessante os recortes que trazes nessa postagem, nos auxiliam a pensar sobre os conceitos envolvidos na nossa compreensão sobre a surdez. Seria interessante que pudesses fazer uma reflexão pessoal a partir deles, enfatizando aspectos com os quais concordas e com os quais discordas. Abração!!
Postar um comentário