domingo, 25 de novembro de 2007

LEITURA E ESCRITA

A escrita é um objeto interessante e a criança deve descobrir isso, para que possa se apropriar dela.

O que não podemos esquecer que a escrita representa a língua e não a fala.

Quando nossos alunos escrevem, fazem suas hipóteses de escrita, não podemos relacioná-las a sua fala podendo assim comprometer a aprendizagem.

Num lar onde as crianças têm contato com pessoas alfabetizadas, onde a leitura e a escrita ocorrem diariamente, torna–se mais fácil a aprendizagem, pois a escrita cumpre sua função social, há exemplos a ser seguidos.

Os pais têm papel importante no processo de alfabetização, pois podem auxiliar seus filhos na descoberta do código escrito.

Ainda, ao ler histórias e demais textos estabelecem uma relação entre a importância da leitura e da escrita para vida. Da mesma forma, propiciar momentos em que a criança possa escrever livremente, reproduzir a escrita, brincar, ser incentivado a isso.

Temos no grupo de alunos, um menino que veio do lar, pelo que nos foi passado, não teve contato com nenhuma escola infantil, nem com escrita e nem com leitura, teve seus progressos, porém estes não refletem uma aprendizagem a contento da professora, ele ainda não reconhece algumas letras, muito menos fazer associações, quanto a palavras, apresenta um repertório curtíssimo.

Preocupamo-nos muito com isso, pois pensamos que ele não descobriu a importância da escrita e a função social que ela exerce.

Percebemos que em casa os pais e demais familiares não estão contribuindo para que isso ocorra. E isto nos incomoda, pois queremos o sucesso de todos, mas nem todos conseguem atingir os objetivos propostos na série.

Numa mesma classe temos crianças com características totalmente diferentes uma das outras e, todas necessitam de um atendimento individualizado para que possam sanar suas dúvidas, ou provocar outras buscando uma reflexão por parte da criança sobre a suas hipóteses.

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