Nunca dei o devido valor ao brinquedo, principalmente na sala de aula. Não tenho um conhecimento amplo a cerca da ludicidade, mas já percebi que o brinquedo faz parte da realidade da criança e influencia seu aprendizado. Verifiquei que quando introduzi o brinquedo na sala de aula os alunos desenvolveram mais concentração. A linguagem começou a ficar mais significativa, pois construímos conceitos em cima das brincadeiras e dos brinquedos.
Reciclamos, criando brinquedos com sucata. Aproveitando, criamos regras para brincadeiras inventadas com ele. Além de educativo, foi muito prazeroso.
Assim, pretendo dar continuidade na construção de brinquedos e junto com os alunos, fomentando a criatividade, o trabalho coletivo, o desenvolvimento de habilidades e do conhecimento.
Em casa, quando meus filhos eram pequenos, os brinquedos não duravam muito. Quando visitava outras pessoas e eles mostravam aquela quantidade de brinquedos, quase novos, dentro das caixas, pensava que eu não educara corretamente meus filhos quanto ao cuidado com os brinquedos. Agora, percebo que não estava tão errada e que o “estragar” faz parte da nossa vida. O que precisamos é encontrar alternativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário