Navegando no Google, garimpando os assuntos que estudamos encontrei um artigo de Paulo Roberto Padilha que trata sobre Projeto Político-pedagógico - Caminho para uma Escola Cidadã mais bela, prazerosa e aprendente, que no seu primeiro parágrafo, com uma linguagem simples e de fácil entendimento para todos, reflete o meu pensamento sobre o PPP, inclusive já comentado em outra ocasião:
"O projeto político-pedagógico (PPP) da escola pode ser inicialmente entendido como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo. Sua dimensão político-pedagógica pressupõe uma construção participativa que envolve ativamente os diversos segmentos escolares. Ao desenvolvê-lo, as pessoas ressignificam suas experiências, refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, estabelecem novas relações de convivência e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ação. Este movimento visa à promoção da transformação necessária e desejada pelo coletivo escolar e comunitário. Nesse sentido, o projeto político-pedagógico é praxis, ou seja, ação humana transformadora, resultado de um planejamento dialógico, resistência e alternativa ao projeto de escola e de sociedade burocrático, centralizado e descendente. Ele é movimento de ação-reflexão-ação, que enfatiza o grau de influência que as decisões tomadas na escola exercem nos demais níveis educacionais."
Penso que devia contemplá-lo no blog, uma vez que temos a tarefa de rever o PPP, anualmente, buscando atualizá-lo conforme as necessidades da comunidade escolar. Sou simpatizante do resgate de valores já quase esquecidos ou substituídos pela globalização e pela velocidade das informações. As pessoas não tiram tempo para observar, refletir, ressignificar. Claro que, devemos acompanhar a tecnologia, mas não esquecer da nossa principal condição humana: o ser, o relacionar-se, o com(n)viver, ainda mais dentro de uma escola onde temos a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências.
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
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Um comentário:
Oi Maria Lucia, penso que este fragmento que trouxeste para compartilhar conosco soma-se às demais leituras e nos auxiliam a pensar e refletir cada vez mais sobre o PPP. Abração, Sibicca.
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